segunda-feira, 16 de março de 2015

Cibernética + Cultura = CiberCultura


Vamos falar um Pouco de CiberCultura e os seus Malefícios
Da mesma forma que as tecnologias vem para difundir a cultura , o conhecimento, considero como grande vilão por vários motivos, tais como, é o responsável por da mesma forma como uma informação e uma tendência vem rapidamente preencher os espaços vazios da cultura e da "moda do momento", é rapidamente trocada por coisas mais recentes que vão ser logo trocadas por novas informações.
As pessoas com a carga grande de informações veiculadas na internet, pode causar algum tipo de disfunção motora, como o estresse, irritação, dores de cabeça, impaciência e outros problemas que ainda são um mistério.
A dependência do uso de equipamentos digitais pode gerar , pela rapidez da troca de informações, a impaciência pelo uso do mais antigo.

Imagine o seguinte: Você trabalha atualmente com um sistema Operacional ultrapassado, como o windows 95 que sabemos que possui uma quantidade de funções reduzidas comparadas com os SO de hoje. Então, você trabalha com um sistema lento e um processador Dual Core, que possui uma capacidade de processamento muito lenta. Para aquele momento, o computador atende a todas as suas necessidades. Em determinado momento, você passa a usar um mais avançado, com um i7 e um windows 8, e percebe que ele é muito mais rápido e você pode fazer mais cisas em menos tempo. Por essa rapidez, ficamos mal acostumados como uso de um equipamento que atende nossa necessidade e mais do que isso, permite que nosso mundo e nossas tarefas sejam realizadas com mais praticidade, dando a você menos independência e autoria em seus trabalhos.

As tecnologias vem em ritmo muito acelerado e não há medidas estipuladas para os efeitos negativos de seu uso exagerado. Não há uma ciência interessada no estudo dos malefícios na mente de uma pessoa, e principalmente dos bebês, pois viraram hoje em dia alvos de mães que não possuem tempo para passar com eles por conta do trabalho e usam das tecnologias para suprir a ausência das mesmas.

Se causam males e viciam até para nós que já somos adultos e fazem co que percamos muto tempo, imagina para os bebês que ainda tem o seu mundo inteiro por descobrir e vivenciar. Sendo assim, não é justo que comecem a descobrir o seu mundo sensorial e motor através de experiências tecnológicas e não pelo físico e real. Conseguindo acalmar os filhos agora usando Tablets, mais tarde pode não conseguir dizer "NÃO" para os filhos. Podemos ter crianças introspectivas, viciadas em tecnologias e com pouco convício com os pais e com a família, com o seu desenvolvimento comprometido.